Centro Cultural – Prestes Maia

A nossa Catedral Cultural

Biblioteca e Teatro

 

1 – A biblioteca Centro Cultural Prestes Maia é um projeto ambicioso, que se equipara à Biblioteca Mário de Andrade, na área central de São Paulo.

Em 2012, a Biblioteca Prestes Maia passou a ser biblioteca temática, de arquitetura e urbanismo, oferecendo coleções especializadas, além do acervo comum.

Lá se encontra o acervo do ex-prefeito Prestes Maia e criador da biblioteca, iniciada, construída e inaugurada no Governo Prestes Maia (Francisco Prestes Maia). O acervo está disponível, mediante agendamento.

É bela, a Biblioteca Prestes Maia, Bela, ampla e com muitos recursos adequados.

No saguão da biblioteca está exposta a estátua, em bronze, da Iguatinga, uma obra-prima de Júlio Guerra.

escultura_julio_guerra19_Fotor

A biblioteca é parte de um grande centro de cultura, que precisa ser mais valorizado e frequentado. As escolas precisam prestigiá-la, utilizando-a como recursos de aprendizagem. A sociedade precisa aprender a valorizar este espaço, com todo o seu potencial sociocultural.

Na praça, em frente, há um painel em mosaicos, de Júlio Guerra: “O Barbeiro Anedes”, personagem de uma obra que Júlio escreveu. É o alter ego do autor: o pensador.

biblioteca

2. A biblioteca foi uma iniciativa do Prefeito de São Paulo, Prestes Maia.

Uma grande deferência do Prefeito para com Santo Amaro. Sabia que Santo Amaro merecia esta homenagem…

Foi entregue ao público em 4/4/1965. Foi inaugurada pelo Prefeito Prestes Maia, sendo representado por sua esposa. O inicio da construção foi em setembro de 1963.

Como já dissemos, o prédio assemelha-se à Biblioteca Mário de Andrade. Tem sete andares e dois pisos no subsolo, totalizando 7 000m2 de área construída.

A biblioteca foi concebida como um centro de cultura, de padrão internacional.

Dispõe de amplo saguão, auditório e amplo espaço para manifestações culturais. Aí se expõe o acervo do Prefeito Prestes Maia. Um acervo de extraordinário valor cultural e científico. Tem sessão especializada em Arquitetura e Urbanismo.

Enfim, Prestes Maia foi um dos maiores Prefeitos de São Paulo ( 1938 e 1941 e 1961 -1965), e esta é uma das suas grandes obras que dignificam São Paulo e Santo Amaro.

Para Santo Amaro é uma honra possuir um espaço cultural destas dimensões e de inegável qualidade.

3. A Biblioteca de um Prefeito tão ilustre estar aqui, também é um gesto de carinho, respeito e estímulo, pela povo desta terra…

No entanto, muitos parecem desconhecer o prestígio que representa, para nós, tão extraordinário monumento à cultura…

No Centro Cultural Prestes Maia há o Teatro Leopoldo Fróis, onde se realizam eventos culturais, palestras, etc.

Penso que o Centro Cultural Prestes Maia ao menos como potencial, ainda não real, é o espaço cultural mais completo de Santo Amaro. Ainda não é a nossa “Catedral da Cultura”, ao nível do gabarito cultural dos intelectuais da Zona Sul, que, aliás, quase a desconhecem, infelizmente, mas precisa vir a ser…

O Centro Cultural Prestes Maia, deveria ser um dos pólos de convergência da intelectualidade de toda Zona Sul de São Paulo; de nossa grande Santo Amaro. Os pesquisadores e as escolas precisam descobrir este amplo e rico espaço cultural. Este poderia sr o nosso templo do saber…

O Centro Cultural Prestes Maia ainda não tem o destaque que lhe cabe, na sociedade santamarense. Um dia poderá ter, se todos ajudarem.

Prestigiar o Patrimônio Cultural Público é dever de toda a gente consciente. São espaços de todos nós. Não lhes podemos ser indiferentes. Tão belo rico espaço cultural precisa se colocar a pleno serviço cultural de Santo Amaro histórico; a serviço de São Paulo, de todos; a serviço do Brasil.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: